domingo, 16 de agosto de 2015

Enroladinho de Queijo

Receita rapidinha para os apaixonados por queijo! Dá pra fazer e comer agora!



Ingredientes:
- 1 pacote de pão de forma (você pode usar o integral também)

- Fatias de queijo (mussarela, prato, cheddar...) uma para cada fatia de pão


Preparo:
Tire as casquinhas do pão e passe o rolo de macarrão para que fiquem mais finas. Coloque uma fatia de queijo em cada fatia de pão e enrole. Agora é só assar em forno médio para que o queijo derreta. Sirva quentinho!
Read More

sábado, 15 de agosto de 2015

Pão de aveia no micro-ondas –

Perfeito para quem está fazendo dieta!




Ingredientes:
- 2 colheres (sopa) de iogurte natural desnatado (pode substituir pelo integral)
- 4 colheres (sopa) de farelo de aveia
- ½ colher (chá) de fermento em pó
- 1 clara de ovo
- Azeite
- Sal


Preparo:
Em uma tigela misture todos os ingredientes menos o azeite. Unte um recipiente próprio para micro-ondas como azeite, coloque a massa e bata para que ele fique reta e assente. Leve ao micro-ondas em potência alta por cerca de 2 minutos (esse tempo pode variar de acordo com a potência do seu micro-ondas, que atento para não queimar). Espere esfriar, e aproveite!
Read More

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Arroz Chop Suey

Sobrou arroz? Vai de arroz chop suey!


Ingredientes:

- 2 xícaras (chá) de arroz cozido
- ½ xícara (chá) de presunto picado em cubos
- 1 cenoura pré cozida picada em cubos
- ½ xícara (chá) de ervilha
- 1 colher (sopa) de óleo de gergelim torrado
- ½ colher (chá) de molho shoyu
- 2 ovos inteiros batidos
- Cheiro verde a gosto

Preparo:
Em uma frigideira, aqueça ½ colher (sopa) do óleo de gergelim, e frite os ovos batidos até que estejam cozidos, mas ainda molinhos e macios (mal passado) e reserve. Na mesma frigideira, coloque o restante do óleo de gergelim, o presunto, as ervilhas e a cenoura e frite por mais ou menos 1 minuto. Adicione o arroz cozido, os ovos reservados, o shoyu e misture bem. Finalize como cheiro verde picado e aproveite!
Read More

Calda de chocolate para sorvete (que endurece)


Ingredientes:
- 1 e ½ xícara (chá) de chocolate picado (pode ser ao leite ou meio amargo)
- ½ xícara de (chá) de óleo de coco (meça enquanto ele está sólido = gordura)

Preparo:
Em um recipiente, junte o chocolate picado e o óleo de coco. Leve ao micro-ondas, em potência alta, por aproximadamente 1 minuto (o tempo pode variar de acordo com a potência de seu micro-ondas). Misture até que o calor do óleo de coco termine de derreter o chocolate. O resultado final será uma calda bem líquida. Guarde em um recipiente com tampa. 
Para conservar por mais tempo, você pode guardar na geladeira, é só aquecer no micro-ondas (sem tampa) por 30 segundos antes de servir.
Read More

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Dicas para um bolo perfeito!

Se tem uma coisa que acho simples de preparar é bolo. Pelo menos um vez na semana temos bolos aqui em casa. Adoro testar receitas e estou sempre adaptando elas do meu jeito. Muita gente reclama que não consegue fazer um bom bolo mesmo seguindo a receita a risca. Então para quem não consegue fazer um bolo super fofo, lá vai algumas dicas.


- Leia a receita e separe os ingredientes. Não comece a fazer o bolo e pare, para ir procurar algum ingrediente.
Use ingredientes de boa qualidade, isso faz muita diferença.
Prefira usar manteiga ao invés de margarina, além do sabor ser bem melhor o teor de gordura também, isso deixa o bolo mas fofo. Se optar pelo uso da margarina, procure usar as que possuem maior quantidade de lipidios (gordura), hoje encontramos no mercado marcas com até 80%.

- Antes de começar a bater o bolo ligue o forno no médio para preaquecer e unte a forma e polvilhe com farinha de trigo (ou a farinha que manda na receita).
- Prefira untar a forma com manteiga ou óleo. Margarina tem muita água na composição e menos gordura e isso pode fazer com que o bolo grude na forma.
- Peneirar os ingredientes secos, deixa-os mais areados e o bolo fica mais fofo.
- Se a receita que você está usando está em peso, use uma balança para pesar os ingredientes. Mas se estiver em medidas caseiras, como xícaras e colheres, use tanto a xícara quanto a colher medida (aquelas que vende em jogos).
- Na hora de medir os ingredientes secos em xícaras e colheres medida, coloque o ingrediente sem apertar, depois passe uma faca por cima para nivelar.
- Para medir manteiga em xícara ou colher medida, coloque a manteiga no recipiente e dê uma leve apertadinha para preencher os espaços vazios.
- Se a receita pede para primeiramente bater a manteiga, com o açúcar e os ovos, bata bem até virar um creme esbranquiçado.
- Nunca coloque os ingredientes de uma vez, vá colocando aos poucos. No caso da farinha de trigo, vá polvilhando com cuidado e aos poucos isso deixa a massa mais aerada.
- Se estiver fazendo um bolo simples de farinha de trigo, substitua 2 colheres de sopa por amido de milho (maisena), isso deixa o bolo leve.
- Evite bater demais a massa depois de adicionar a farinha de trigo. Se você bater por muito tempo o glúten da massa se desenvolve, e isso a deixa pesada. Misture delicadamente somente até obter uma massa homogênea.
- Se o bolo pede clara em neve, coloque a clara em neve no final (antes apenas do fermento) e mexa delicadamente na mão com um fouet ou colher grande com movimentos de baixo para cima para o bolo ficar aerado. Delicadamente gente, aqui a pressa é inimiga da perfeição.
- A última coisa que colocamos na massa do bolo é o fermento. Assim que colocar o fermento leve o bolo ao forno preaquecido.
Não coloque fermento demais, cria bolhas em cima do bolo e fermento de menos deixa a massa pesada e até mesmo solada. Coloque a quantidade certa que a receita pede.
Antes de colocar o fermento na massa, agite bem a embalagem. Fermento é uma mistura de ingredientes e precisa ser misturada para ter um bom efeito.

- Quando colocar o bolo no forno, não abra o forno antes dos primeiros 30 minutos. Seu bolo pode baixar e ficar solado.
Se você espetar o palito antes dos primeiros 30 minutos corre o risco do bolo baixar. Depois de 30 minutos do bolo assando veja se a aparência do bolo está seca, testando com as pontas dos dedos, só aí faça o teste do palito para ver se o bolo está assado por dentro. Se ao enfiar o palito, ele sair limpo, está bom.

- Assim que o bolo estiver assado retire do formo. Se você deixar o bolo tempo demais no forno pode ressecar.
- Para desenformar o bolo, espere esfriar. Bolo fofo tende a quebrar se desenformado quente.
Read More

Principais tipos de açúcar e seu uso




O açúcar é um ingrediente importante em muitas receitas. Saber usar o tipo certo pode fazer toda a diferença na textura e sabor do doce.

O açúcar refinado: É o mais encontrado nas prateleiras dos supermercados. Ele passa por diversos processos para adquirir a cor e a textura conhecida, por isso, ele perde muitas vitaminas e sais minerais. Ele é usado para adoçar bebidas, em receitas de massas de bolos e sobremesas simples de preparar.

Açúcar cristal: O açúcar cristal possui um grão maior que os outros, sendo mais difícil de dissolver. Devido à alta concentração de umidade, é indicado para preparar caldas doces e geleias. Ele adoça mais que o refinado e, portanto, deve ser usado em menor quantidade. As características do açúcar cristal se deve a técnica de refinamento leve, que tira cerca de 90% dos sais minerais.

Açúcar mascavo: O açúcar mascavo tem cor caramelo, mais úmida e o sabor lembra a rapadura. Estas características são conseguidas depois de extrair do cozimento e cristalização do caldo de cana-de-açúcar. Sua qualidade nutricional é bem melhor. Sem passar pelo processo de refinamento, ele conserva nutrientes como ferro e cálcio. Use o açúcar mascavo em receitas de bolos, pães e tortas.

Açúcar demerara: O processo de produção deste açúcar é bem parecido com o açúcar mascavo. Porém, o açúcar demerada passa por um processo de refinamento leve, durante o qual não recebe nenhum aditivo químico. Usado no preparo de doces mais sofisticados, este é um dos açúcares mais caros do mercado. 

Açúcar impalpável: O açúcar impalpável tem 3% de amido de milho em sua composição, é mais fino e não gruda. O amido vem incorporado na composição e propicia uma mistura homogênea sendo próprio para coberturas.

Açúcar de confeiteiro: Também é conhecido como glaçucar. Os cristais são tão delicados e finos que até parecem farinha. O segredo deste ingrediente é o processo de refinamento sofisticado pelo qual ele passa. Depois, é encaminhado para uma peneiragem, durante a qual os cristais são separados de acordo com a granulometria. Antes de ir para o pacotinho, o açúcar recebe uma pequena quantidade de amido de arroz, milho ou fosfato que evita que os grãos fiquem grudados. O açúcar de confeiteiro é muito usado para decorar biscoitos e tortas. 

Açúcar light: Este açúcar surge da combinação do açúcar refinado com adoçantes artificiais, como o aspartame, que, por suas características, adoça quatro vezes mais que açúcar comum. Por isso, quem consome um cafezinho adoçado com açúcar light consome menos calorias. Porém, outras receitas devem ser adaptadas antes de usá-lo.

Açúcar vanille: Este tipo de açúcar tem um leve sabor de baunilha. É o tipo de açúcar perfeito para preparar biscoitinhos caseiros e bolos simples. Porém, pode ser difícil encontrar este ingrediente em algumas regiões do país.


Read More

Bolo de Churros!!!


Ingredientes:
- 3 ovos inteiros
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- ½ xícara (chá) de Leite
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1 colher (sopa) de canela em pó
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 50g de manteiga sem sal (amolecida)
- 2 latas de doce de leite pastoso ou leite condensado cozido.
* O ideal é que todos os ingredientes estejam em temperatura ambiente.
Preparo:
Pré-aqueça o forno a 180º.
Em uma tigela bata o leite, os ovos, a manteiga e o açúcar até começar a espumar.
Peneire a farinha de trigo e misture ao poucos até ficar bem homogêneo, mas sem bater. Junte a canela e o fermento em pó e misture bem.
Despeje a massa em uma forma pequena (20cm) untada e enfarinhada e leve para assar por cerca de 30 minutos ou até fazer o teste do palito e ele sair limpo.
Com o bolo frio corte ao meio com uma faca grande, coloque uma boa quantidade de doce de leite e espalhe bem, cubra com a outra metade do bolo e decore como quiser com o restante de doce de leite. Polvilhe com açúcar de confeiteiro (ou refinado) com canela.

Dicas: 
- Se deseja fazer uma decoração com saco de confeiteiro aconselho usar somente o doce de leite pastoso, que pode ser comprado no mercado, ou feito em casa com o leite condensado cozido, por ser mais consistente.
Read More

Mistura para Chocolate Quente

Dias frios e chuvosos pedem uma bebida quente e cremosa. O problema é que dá um trabalho danado fazer e a preguiça fala mais alto. Mas e se ela for prática e rápida? Prática assim... só misturar com água ou leite quente e tá pronto!
Essa receita é tão fácil que aqui no Rio só vai ficar faltando o frio! Rsrsrsrs

Ingredientes:
- 1 xícara (chá) de chocolate em pó
- 1 xícara (chá) de leite em pó
- 50g de chocolate em barra bem picado (meio amargo ou ao leite, fica a seu critério)
- Noz-moscada (a gosto)
- Canela em pó (a gosto)
Preparo:
Em um pote, coloque todos os ingredientes, tampe e agite bem para misturar. Guarde longe do calor e sempre bem fechado.
Para preparar basta adicionar em uma caneca 2 colheres (sopa) da mistura e juntar 100ml de água ou leite quente, adoçar como quiser (açúcar ou adoçante), misturar bem e aproveitar.
Dica:
Para dar uma bossa é só jogar marshmallows na bebida já pronta!
Read More

Muffin de Negresco/Oreo

Sabe aquele bolinho que vai bem com tudo? Fica fofinho, molhadinho e que não é exageradamente doce? Perfeito pro café da manhã, pra botar na lancheira das crianças ou pra comer quando bate aquela vontade de gordice?
Anota aí a receita e cola na porta da geladeira porque essa é uma daquelas receitas que vai se tornar uma das suas preferidas!


Ingredientes para a massa:
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo com fermento (240 gr.)
- 2 colheres (sopa) de chocolate em pó
- 2 potes de iogurte grego
- 1 xícara (chá) rasa de açúcar (150 gr.)
- ¼ de xícara (chá) de óleo de milho ou girassol
- 3 ovos
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 1 colher (café) de bicarbonato de sódio
- 1 pitada de sal
- 4 colheres (sopa) de leite
- 1 pacote de biscoito negresco ou oreo
- 1 colher (sopa) essência de baunilha
Ingredientes para a farofa doce:
- 1 colher (sopa) bem cheia de manteiga gelada
- ¼ de xícara (chá) de farinha de trigo
- ¼ de xícara (chá) de açúcar (de preferencia o cristal)
- 3 biscoitos (sem recheio) negresco/oreo
Preparo da massa:
Pré-aqueça o forno a 180C.
Abra todos os biscoitos e retire o recheio. Reserve 3 desses biscoitos = 6 partes, para utilizar na farofa doce. Pique o restante em pequenos pedaços e reserve.
Em uma tigela misture todos os ingredientes secos menos o biscoito picado. Em outra tigela passe os ovos por uma peneira fina, isso faz com que a película do ovo fique na peneira evitando assim o cheiro forte de ovo na massa. Bata levemente com um fouet (batedor de arame). Junte o iogurte, o leite, a baunilha, o óleo e o recheio retirado dos biscoitos. Bata bem até que fique tudo bem misturado. Esse processo pode ser feito a mão, sem a necessidade de batedeira.
Junte essa mistura de líquidos à tigela onde foi misturado os ingredientes secos. Acrescente os biscoitos picados e misture bem, mas sem bater.

Preparo da farofa doce:
Quebre grosseiramente os biscoitos e bata no liquidificador até obter uma farinha fina.
Misture todos os ingredientes em uma tigela com as pontas dos dedos até obter uma farofa fina.

Montagem:
Coloque a massa em forminhas de papel ou silicone, enchendo até ¾. Cubra com um pouco da farofa doce. Deixe dois dedos da forminha sobrando para que a massa possa crescer sem derramar. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180 C. por mais ou menos 20 minutos ou até enfiar um palito e sair limpo.


Dicas:
- Se optar por usar forminhas de papel, o ideal é que você as coloque dentro de formas de cupcake ou empada (grande) para dar maior sustentação.
- Você pode usar farinha de trigo comum, sem fermento, nesse caso, altere a quantidade de fermento em pó para uma colher de sopa.
- Você pode trocar o biscoito por gotas de chocolate, frutas picadas, frutas secas, aveia, granola ou o que a sua imaginação mandar.
- Para o preparo de qualquer bolo ou cupcake utilize sempre os ingredientes em temperatura ambiente, salvo os casos onde a receita pede o contrário.
Read More

Massa para Panqueca

Massa de panqueca sem erro!


Ingredientes:
- 1 xícara (chá) de leite em temperatura ambiente
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
- 1 ovo grande
- ¼ de cebola picada grosseiramente
- 1 pacote de tempero pronto (sazón)
Preparo:
Bata no liquidificador o leite, a manteiga, o ovo, a cebola e o tempero pronto. Por último vá adicionando a farinha de trigo aos poucos, sem parar de bater e bata por mais uns 3 minutos até ficar bem homogêneo.
Aqueça uma frigideira antiaderente, em fogo baixo, e coloque uma concha de massa. Faça movimentos circulares para que a massa se espalhe por toda a frigideira. Deixe fritar sem mexer, espere até a massa se soltar do fundo, então vire e deixe fritar do outro lado.
Com a panqueca ainda quente, enrole a massa sem recheio, isso evita que ela se quebre quando for recheada. Agora é só escolher o recheio de sua preferencia.
Read More

Pudim de Tapioca

Você já comeu pudim de tapioca??? Se não... Você não faz ideia do que está perdendo!
Corre pra cozinha que essa receita é incrível e super fácil de fazer.


Ingredientes:
- 1 xícara (chá) de farinha de tapioca (aquela quebradinha, aqui encontro facilmente a da marca yoki)
- 1 litro de leite integral
- 1 lata de leite condensado
- 3 ovos inteiros
- 100 gr. de coco ralado
- 1 vidro de leite de coco (200 ml.)
- 1 colher (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
- ¾ xícara (chá) de açúcar
- 1 colher (sopa) de essência de baunilha
- 1 colher (café) de sal
Para a calda:
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- ½ xícara (chá) de água fervente
Preparo:
Em uma tigela, misture a farinha de tapioca e o leite. A parte misture o coco ralado e o leite de coco. Deixe ambas as misturas descansar por 1 hora para hidratar.
Quando a tapioca já estiver hidratada, prepare a calda. Essa calda é infalível e muito fácil de fazer. O segredo é preparar ela no início para que possa descansar e pegar consistência antes de ir para a forma. Leve o açúcar em uma panela com fundo grosso ao fogo médio e mexa até
o açúcar derreter todo e caramelizar. Junte a água fervente e mexa até dissolver. Cuidado nessa hora, porque espirra. Deixe ferver por mais uns 3 minutos, desligue e deixe descansar enquanto prepara a massa do pudim.
Em uma tigela misture a manteiga e o açúcar. Adicione os ovos inteiros, um a um. Bata bem a cada adição. Use um fouet ou colher de pau, não é necessário usar batedeira. Junte a baunilha, o leite condensado, o sal e o coco ralado já hidratado no leite de coco. Misture bem. Junte à essa mistura a farinha de tapioca hidratada e misture até ficar homogêneo.
Caramelize a forma para pudim com a calda, despeje a massa, cubra com papel alumínio e asse por mais ou menos 1 hora e meia em banho-maria no forno médio. Desenforme ainda morno. Essa receita rende duas formas de 20 cm.

P.S.: A farinha de tapioca usada para fazer pudim é a granulada, a fina não funciona para essa receita.


Read More

© 2011 Leia antes de cozinhar, AllRightsReserved | Designed by ScreenWritersArena

Distributed by: Leia Antes de Cozinhar