segunda-feira, 18 de junho de 2018

Sonhos com Creme



Ah, sonhos! Macio, leve, fofinho e com um recheio cremoso e docinho.
Sonho tem o sabor e cheiro da minha infância. É daqueles doces que tem o poder de me transportar para uma outra época. Tenho uma memória afetiva muito forte ligada a essa receita, a massa me lembra muito os sonhos que minha mãe fazia, leve e fofinho. O recheio você pode variar de acordo com a sua vontade, pode ser doce de leite, goiabada ou esse creme delicioso que lembra o creme de confeiteiro, mas que é muito mais gostoso.

INGREDIENTES: CREME

 

INGREDIENTES: MASSA

- 40gr de manteiga sem sal

- 250 ml de leite integral

- 02 tabletes de fermento fresco (30gr)

- 04 colheres de sopa de açúcar

- 02 gemas

- 01 ovo inteiro

- 1 colher de chá de sal

- 500g de farinha de trigo para pão* (aproximadamente)


PREPARO

Prepare uma receita do Creme Tipo Confeiteiro (receita aqui!) e deixe esfriar.

Agora vamos a massa: Aqueça o leite com a manteiga numa panela até que a mistura esteja morna, a manteiga não precisa derreter, mas o leite precisa estar morno para ativar o fermento. Depois, leve essa mistura à batedeira e acrescente os tabletes de fermento fresco.

Adicione o açúcar, as gemas e o ovo, o sal e a farinha de trigo. Sove a massa com o gancho da batedeira por aproximadamente 10 minutos na velocidade média. Se quiser, pode sovar à mão por no mínimo 15 minutos. A massa deve desprender das laterais da tigela da batedeira, então adicione mais farinha se for necessário.

Faça uma bola com a massa e deixe-a descansar numa tigela grande por 45 minutos. Passe um pouco de óleo em volta da massa para evitar que resseque.

Depois que a massa crescer, corte-a em 12 pedaços iguais (cada sonho meu rendeu 80g) e faça bolinhas (boleie bem cada uma para que elas não abram no momento da fritura). Deixe que os sonhos descansem numa superfície enfarinhada com um pano por cima por mais 45 minutos.

Assim que os sonhos estiverem grandes, frite-os em óleo quente por aproximadamente 5-8 minutos, virando de vez em quando, ou até que estejam completamente cozidos.


MONTAGEM

Misture o creme, já gelado, para que fique mais cremoso e depois recheie os seus sonhos.


Polvilhe açúcar de confeiteiro e delicie-se!

Obs.: Farinha para pão, é uma farinha mais forte. VVerifique o rótulo e procure por uma farinha que contenha em torno de 12% de proteína. 
Nessa receita, você pode usar farinha tipo 1, dessas que encontramos facilmente no mercado, mas isso compromete um pouco o resultado final e seu sonho pode não ficar tão fofinho.




2 comentários:

  1. essa receita de sonha está maravilhosa!! Mas tem alguma receita ensinando a conquistar sua filha??? ELA É O MEU VERADEIRO SONHO !!!

    ResponderExcluir

© 2011 Leia antes de cozinhar, AllRightsReserved | Designed by ScreenWritersArena

Distributed by: Leia Antes de Cozinhar