segunda-feira, 25 de junho de 2018

Caramel au Beurre Salé - Caramelo Salgado




"A cozinha francesa tem três segredo: Manteiga, manteiga e manteiga. "
Essa frase, de autoria desconhecida, resume muito bem a paixão dos franceses por esse ingrediente.

Quando vi pela primeira o filme "Julie & Julia" (super recomendo! E sim, eu já vi mais de uma vez!), comecei a ver a manteiga com outros olhos. Antes, eu nem fazia muita questão de usar, trocava por margarina e achava que tudo estava resolvido. Mas, vendo a adoração que a Julia Shield (Meryl Streep) tinha por tudo o que levava manteiga, comecei a usar com mais frequência (no início por curiosidade) e então passei a me relacionar melhor com esse ingrediente, muito melhor diga-se de passagem. Hoje não falta manteiga na geladeira de casa e se a receita pede "manteiga" é "manteiga que eu uso". E a diferença minha gente... ah, a diferença é gritante. 

A magia desse ingrediente está na sua gordura, vinda da nata de leite batida. Para ser manteiga de verdade, é preciso que o produto contenha, no mínimo, 80% de gordura (os outros 20% são resíduos sólidos de leite e água). Qualquer valor abaixo disso, não é manteiga!

Se ela é calórica? Sim, e muito! Mas é essa gordura natural, que dá a liga perfeita às massas, textura e sabor completamente diferentes da margarina. 

Já o Caramelo, é uma receita clássica feita com açúcar e creme de leite, conhecida na França há centenas de anos. Foi só em 1977 que um chocolatier da cidade de Quiberon, resolveu (sabe-se lá porque) colocar um grande pedaço de manteiga salgada no caramelo, mudando completamente seu gosto e criando assim o doce mais querido pelos franceses: Caramel au Beurre Salé.
Ingredientes
- 01 xícara (chá) de açúcar (165gr)
- 80gr de manteiga com sal (05 colheres (sopa) aproximadamente)
- 200ml de creme de leite fresco (caso não encontre, pode ser o de caixinha)
Preparo
Em uma panela, derreta em fogo baixo, o açúcar até obter uma calda âmbar (um amarelo quase dourado), leva de 3 a 4 minutos. Em outra panela aqueça o creme de leite até levantar fervura e reserve.
Quando o açúcar estiver pronto, fora do fogo, adicione aos poucos o creme de leite quente, sem parar de mexer, até que ele fique completamente incorporado ao açúcar. Se empelotar um pouco não tem problema, volte para o fogo bem baixo e continue mexendo até derreter todos os grumos. 
Retire do fogo, adicione a manteiga, misture muito bem e guarde em um pote de vidro.
Onde usar esse caramelo: Como calda em sorvete, com frutas, no recheio de crepes, em bolos, cupcakes ou em colheradas mesmo!
Para dar um charme maior a receita, ao servir, adicione flor de sal! 

0 comentários:

Postar um comentário

© 2011 Leia antes de cozinhar, AllRightsReserved | Designed by ScreenWritersArena

Distributed by: Leia Antes de Cozinhar