quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Pão de Queijo na Sanduicheira!!!


Café da manhã sempre foi algo complicado pra mim, sou do tipo que curte a cama até o último minuto, o que resulta em estar sempre em cima da hora para me arrumar, para comer e sair para o trabalho. Preparar alguma coisa então... é impensável. Acho lindo aquelas mesas toda arrumadinha, com suco, leite, pão, bolo, geléia e blá blá blá, mas confesso que só as vi em comerciais de margarina. Então é só me arrumar rapidinho e quiçá tomar um cafezinho sem graça no trabalho. Mas tem aqueles dias em que o pão com manteiga não basta. Sabe quando você acorda com aquela vontade de um algo a mais e que na verdade nem sabemos explicar o que é? Lembre-se, nem tudo está perdido!!! rsrsrsrs

Essa receita é uma daquelas que eu costumo chamar de "receita da salvação", muito fácil de fazer, barata, deliciosa e fica pronta em menos de 10 minutos! É tão gostosa, que vale a pena acordar um pouquinho mais cedo.

Você vai precisar de:
1 ovo
1/2 xícara (chá) de leite morno
1/4 xícara (chá) de óleo
1 e 1/2 xícara (chá) de polvilho doce
100 gr. de queijo ralado (eu costumo usar mussarela ralada)
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal

Bata no liquidificador primeiro todos os ingredientes líquidos e depois junte os secos. Enquanto bate tudo muito bem, já lique a sanduicheira (grill também serve!) para ir aquecendo. Quando estiver quente é só colocar a massa, fechar, esperar de 3 a 5 minutos e voilà!O legal é que você pode controlar o tempo na sanduicheira e deixar do jeitinho que você gosta, mais branquinho ou mais queimadinho!
 
Read More

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Bolo de chocolate de liquidificador



Whi so serious??? rsrsrsrs

Sabe aquele dia que você está na maior correria e descobre de última hora que vai ter visita???
Ou aquele dia em que você chega cansada do trabalho e as crianças pedem bolo de chocolate???
Então, quando isso acontece... é esse bolo de chocolate que eu faço!
Esse bolo é uma das minhas receitas curinga. Muito fácil de fazer, prático e fica uma delícia! Molhadinho, bem escuro, não fica enjoativo e deixa aquele cheirinho incrível, que lembra a infância, pela casa.

Você vai precisar de:
1 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de leite
3 ovos
1 xícara (chá) chocolate em pó (não recomendo o uso de achocolatado)
2 colheres (sopa) de cacau em pó
4 colheres (sopa) de leite em pó
1 colher (chá) de açúcar de baunilha ou 1 colher (sopa) de essência de baunilha
2 colheres (sopa) de mel
1 xícara (chá) de açúcar refinado
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento
1 colher (café) de bicarbonato de sódio

Preaqueça o forno a 180º C. Unte e enfarinhe uma forma (eu costumo usar uma forma redonda com furo no meio, mas você pode usar tanto a redonda convencional ou a retangular). Coloque no liquidificador, o óleo, o leite, os ovos, o chocolate em pó, o cacau em pó, o leite em pó, a baunilha, o mel e o açúcar e bata bem. Passe para uma tigela e peneire a farinha de trigo, o fermento e o bicarbonato de sódio e misture com um fouet ou uma espátula delicadamente até ficar homogêneo. Não precisa bater, só misturar. Leve para assar por mais ou menos 30 minutos. Deixe esfriar e desenforme.

Obs.: Não abra o forno antes dos primeiros vinte minutos. Faça o teste do palito para saber se o bolo já está assado, mas antes certifique-se que o bolo já está firme tocando com as mãos. Se o palito sair limpo, seu bolo está assado!


Read More

Ganache de chocolate meio amargo



O ganache é uma mistura bem simples de chocolate e creme de leite. Ele pode ser utilizado tanto como recheio, quanto como cobertura de bolos e cupcakes.

Você vai precisar de:
200 gramas de chocolate meio amargo picado
200 ml de creme de leite

Misture os dois ingredientes e leve ao microondas para derreter em potência média por mais ou menos 1 minuto e meio, pausando sempre a cada 30 segundo para mexer. O ganache vai estar pronto quando todo o chocolate estiver derretido e você obter um creme liso e brilhante.
Você também pode derreter em banho maria no fogão, mas certifique-se de manter o fogo baixo para não queimar a mistura. Deixe esfriar.
Read More

sábado, 12 de julho de 2014

Pão Australiano do Outback

A receita de hoje é um pão de cor escura, sabor forte e adocicado e que vai te conquistar já na primeira mordida!



Você vai precisar de:
2 xícaras (300 gramas) de farinha de trigo
2 xícaras (300 gramas) de farinha de trigo integral
2 colheres de sopa (30 gramas) de cacau em pó ou chocolate em pó
4 colheres de sopa (60 gramas) de açúcar mascavo
1/4 de xícara (100 gramas) de mel ou melaço de cana
2 tabletes ( 30 gramas) de fermento fresco ou 1 sachê (10 gramas) de fermento biológico seco
1 e 1/2 colher de sopa (30 gramas) de manteiga derretida
1 e 1/4 de xícara (300 ml) de água morna
2 colheres de sopa (30 gramas) de leite em pó
1 pitada generosa de sal (+ ou - 15 gramas)
Fubá para polvilhar

Dissolva o fermento em pó em metade da água morna e o açúcar mascavo. Coloque todos os ingredientes secos, menos o leite em pó (farinhas, cacau em pó e o sal) no centro de uma bancada ou no bowl da batedeira. Faça uma cavidade no meio e junte o fermento já dissolvido com á água e o açúcar mascavo, a manteiga derretida e o mel. Comece a misturar para incorporar (se optar por usar a batedeira, use o batedor de gancho, próprio para massas pesadas). Dissolva o leite em pó no restante da água morna e enquanto sova (ou bate na batedeira) vá juntando, aos poucos, até a massa ficar bem homogênea e sem grudar nas laterais. Sove por uns 5 minutos.
Coloque a massa em uma travessa, cubra com filme plástico e deixe descansar em um lugar quente e protegido para que a massa cresça por 1 hora. Sove novamente e modele os pães a seu gosto e polvilhe com fubá. Arrume os pães em uma assadeira grande e deixe crescer por mais 1 hora.
Aqueça o forno a 180 graus e asse os pães por mais ou menos 30 minutos. Deixe esfriar sobre uma grade.


Receita Bônus - Manteiga Aerada



Para fazer a manteiga aerada para acompanhar o seu pão australiano é muito simples:
Antecipadamente retire um tablete (200 gramas) de manteiga da geladeira e deixe amolecer em temperatura ambiante, té ficar em ponto de pomada (não derreta no microondas, não queremos ela líquida!). Bata-a na batedeira ou mixer e vá adicionando aos poucos 1/4 de xícara de água gelada. Na medida em que for batendo e adicionando a água gelada, ela vai ficando clarinha, esbranquiçada, cremosa e bem aerada. Pode ser que você não precise adicionar toda a água, por isso é importante ir adicionando aos poucos.







Read More

domingo, 6 de julho de 2014

Mágica??? Torta de Nutella com dois ingredientes!!!


Eu estou tão animada para compartilhar essa receita com vocês... é uma daquelas coisas que parecem mágica!!! Passeando pelo google me deparei com a seguinte receita: 2 Ingredient Flourless Nutella Cake. Ah vá... Torta de nutella sem farinha com apenas 2 ingredientes???
What??? Isso é possível???
Bora testar!!!

Tudo o que você vai precisar é nutella e ovos... e acredite, a coisa dá certo!
Sabe aquela textura molhadinha do brigadeirão??? Então, ela fica bem parecida.
A massa leva apenas 10 minutos para ficar pronta e não leva mais do que 25 minutos para assar.

Ingredientes:
4 ovos grandes
240 gramas de nutella

Preparo:
Pré aqueça o forno a 180°C.
Unte e enfarinhe (ou use papel manteiga) uma forma redonda entre 15 e 20 cm.  
Bata os ovos inteiros na batedeira em velocidade alta até triplicarem de volume (mais ou menos 10 minutos). Essa etapa é a mais importante do preparo dessa torta, não economize tempo nela. 
Coloque a nutella em um refratário e leve ao microondas por cerca de 30 segundos, apenas para que ela amoleça um pouco. Adicione 1/3 dos ovos batidos à nutella. Misture suavemente com uma espatula ou um fouet no sentido horário até que todo o ovo seja misturado. Em seguida, adicione mais 1/3 dos ovos batidos e misture novamente. Despeje o 1/3 restante e mexa suavemente até ficar bem misturado. Certifique-se de seguir esses passos, misturar os ovos batidos em três etapas facilita o trabalho de homogenizar a massa e evita que os ovos batidos percam o ar que foi incorporado a eles. 
Despeje a massa na forma e asse por mais ou menos 25 minutos ou até que inserindo um palito o mesmo saia limpo. Deixe a torta esfriar antes de desenformar.



Obs.: Antes de devorar essa delícia, deixe-a descansando por mais ou menos 1 hora. Isso vai permitir que os sabores se desenvolvam completamente, evitando assim que o sabor do ovos se sobressaia ao da nutella.


Read More

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Pipoca de microondas sem óleo!



O jogo está para começar, a turma toda reunida em frente a TV e você se dá conta que não tem mais pipoca de microondas. Drama pra que??? Você tem milho para pipoca e pode fazer no fogão!!!

Mas e a bagunça??? Vai ficar na pia até o jogo terminar??? 
Mas e o tempo??? O time já está entrando em campo!!!

Não se preocupe... seus problemas acabaram!!!

Em um recipiente alto que possa ir ao microondas, coloque 5 colheres (sopa) de milho para pipoca, 5 colheres (sopa) de água e uma pitada de sal. Misture bem, tampe com filme plástico e faça 4 furinhos para sair o vapor (use a pontinha de uma faca ou tesoura para isso). Leve ao microondas em potência alta. O ideal é que o recipiente seja de vidro para que o filme plástico possa aderir com mais facilidade e evitar que voe pipoca por todo o microondas.
Fique atento ao tempo, cada microondas é de um jeito, aqui foram 5 minutos e somente depois dos 3 minutos a pipoca começou a estourar. Ficou perfeita!!!



Obs.: Quando o intervalo entre um estouro e outro começar a ficar mais longo, desligue o microondas para que as pipocas já estouradas não queimem.

Se joguem!!! Pipoca é uma opção rápida, fácil, cheia de fibras integrais e combate o envelhecimento porque na casquinha dela tem alta concentração de antioxidantes e essa receita ainda tem o bônus de não conter óleo. Sem drama e sem sujeira!!!

Fonte: Panelaterapia

Read More

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Wrap! O sanduíche enrolado


A origem do nome Wrap vem do verbo inglês "to wrap", que significa embrulhar. Os wraps são sanduíches embrulhados ou enrolados em pães de massa bem fina. Eles surgiram nos Estados Unidos nos anos 90, como uma adaptação de um prato típico mexicano: o Taco (receita aqui).

Para fazer wrap não tem segredo, você pode optar por comprar a massa já pronta (normalmente uso da marca Rap10, que é facilmente encontrada em supermercados) ou você pode fazer a sua própria massa, que é bem simples e não requer muita habilidade na cozinha.

Ingredientes para 10 wraps:
300 gramas de farinha de trigo integral (pode ser substituída pode farinha de trigo tradicional sem fermento)
60 gramas de manteiga
1 colher (chá) de sal
150 ml de água

Preparo:
Em um recipiente coloque a farinha, abra um espaço no meio, adicione a manteiga aos pedacinhos e vá misturando com a farinha. Salpique a massa com o sal e vá amassando e juntando aos poucos a água. Se necessário, adicione um pouco mais de farinha até a massa se desprender das mãos. Faça uma bola com a massa, cubra com filme plástico e deixe descansar por mais ou menos 30 minutos.
Enfarinhe uma superfície lisa e com um rolo estique a massa até ela ficar bem fininha. Corte em formato redondo usando um prato como medida. Lembre-se que essa massa deverá caber em sua frigideira.
Leve em uma frigideira anti-aderente ao fogo e vá virando até formar bolhas de ar e ver que está cozido o suficiente. retire do fogo e reserve.
.
Opções de Recheios

Para rechear é só soltar a imaginação e usar a criatividade, eu costumo temperar todos eles com azeite, pimenta do reino, sal e um pouquinho de orégano ou manjericão.


 Peito de peru, queijo cotagge e tomate picado


Atum ralado, maionese e alface picadinho


 Mussarela de búfala, rúcula e tomate seco

Peito de frango desfiado, requeijão cremoso e cenoura ralada

Read More

Tacos Mexicanos!



Amante da culinária mexicana, meu prato favorito são os Tacos... Arriba! O taco é um prato que se prepara tomando como base a tortilha, que é recheada e se come com as mãos. Muito versátil, o taco pode ser recheado com qualquer tipo de carne, verduras, queijos, molhos e muito condimento picante!

Tortilhas:
1 e 1/2 xícara (chá) chá de água
10 colheres (sopa) de farinha de milho fina
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de azeite (pode ser substituído por óleo ou margarina)
1 colher (chá) de sal

Recheio:
350 gramas de carne moída
1 tomate picado em cubos sem sementes
1 colher (sopa) de extrato de tomate
1 cebola pequena picada
1 pimentão verde pequeno picado
1/2 xícara (chá) de bacon picado
Salsinha e cebolinha a gosto
Páprica picante a gosto
Pimenta do reino a gosto
Pimenta jalapenho a gosto

Preparo das tortilhas:
Em uma panela adicione a água, o sal e o azeite e deixe levantar fervura, assim que começar a ferver, adicione a farinha de milho e a farinha de trigo, misture bem e continue mexendo até a massa desgrudar do fundo da panela. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco.

Com a massa levemente fria, polvilhe uma superfície com farinha de milho e comece a sovar a massa, adicione mais farinha aos poucos até que a massa fique lisa e desgrudando das mãos. Reserve.

Em uma forma, faça rolos de papel alumínio, o ideal é que você use 2 a 3 folhas de papel alumínio, enrole elas no sentido do comprimento, formando um canudo. Esses rolos servirão como base para que os tacos fiquem com aquele formato característico de U.

Abra pedaços da massa com um rolo (de forma que fique fina, mas firme) em uma superfície enfarinhada com farinha de milho. Corte círculos com o auxílio de um cortador ou uma tigela pequena e reserve.
Assim que toda a massa já estiver cortada, aqueça uma frigideira com um fio de azeite e frite aos poucos os discos de massa até ficarem levemente dourados. Não frite todos de uma vez poque eles precisam estar quentes para que você consiga dar o formato a eles. Com eles ainda quente, acomode cada um em cima dos rolos de papel alumínio e pressione levemente para fazer o formato. Leve ao forno pré-aquecido a 220ºC por cerca de 30 minutos ou até ficarem crocantes.

Preparo do Recheio:
Em uma panela, frite o bacon até que ele comece a soltar gordura. Junte a carne moída e frite rapidamente. Adicione os temperos (cebola, pimenta do reino, pimenta jalapenho, páprica picante e o sal) e deixe fritar até ficar bem sequinha.

Junte os outros ingredientes (extrato de tomate, milho, pimentão e o tomate) misture e adicione cerca de 2 colheres (sopa) de água e deixe cozinhar até o tomate ficar murcho e a água secar bem.

Espere o recheio esfriar um pouco, monte seus tacos e aproveite!

Observações:
Como conservar o taco: Se você quiser fazer bastante tortilhas, pode deixar na geladeira cada uma delas com um rolinho de papel alumínio e em um saquinho fechado por até 10 dias. Para aquecer, leve ao forno até ficarem firmes novamente.

Farinha de milho: Caso não encontre a farinha de milho fina, você pode usar a farinha de milho flocada (tipo biju), é só bater no liquidificador.

Fubá: Essa receita não foi testada com fubá, então não sei qual será o resultado.

Problemas com a massa: Se a sua massa estiver quebradiça e você não consegue modelar os tacos, pode ser que ela precise de um pouco mais de água, ou deixou a massa esfriar demais depois de passa-la pela frigideira e assim não é possível modelar.

Dica: Se desejar adicione um pouco mais de farinha de trigo e e reduza a farinha de milho. Isso torna a massa mais maleável e facilita o trabalho.

Read More

terça-feira, 1 de julho de 2014

Pão de Queijo de Caneca


Cozinha para quem não sabe cozinhar... sem fogão, sem complicação. Tudo simples e rápido!!!
Perfeito para um lanche preguiçoso e despretensioso. É gostosinho, mas se você estiver na expectativa de que fique igual ao tradicional, não vai rolar. Essa receita é para uma caneca grande (300 ml). Bora fazer!?!



É só misturar:
1 ovo
4 colheres (sopa) de leite
2 colheres (sopa) de óleo
4 colheres (sopa) de polvilho azedo
1/2 colher (sopa) de fermento em pó
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1 pitada de sal*

Coloque em uma caneca untada com margarina. Leve ao microondas em potência máxima por 1 minuto e meio, depois vá colocado o tempo aos poucos até perceber que está bem assado. Aqui coloquei 1 minuto e meio, depois mais 2 vezes de 30 segundos e ficou perfeito, mas esse tempo pode variar dependendo da potência do seu microondas ou se você usar uma caneca de tamanho diferente.

*Se você não pode ou não gosta de alimentos muito salgados, fique atento a pitada de sal, adicione bem pouco ou não utilize, pois o queijo parmesão já salga um pouco.

Fonte: Panelaterapia
Read More

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Em busca do Brownie perfeito...


Já testei inúmeras receitas de brownies e obtive todos com tipos de resultados com elas. Mas na maioria das vezes, mesmo seguindo a risca a receita, o resultado era um brownie seco ou duro demais, algo bem distante do tão desejado brownie perfeito.
A primeira coisa que você precisa saber é o que é brownie. Digo isso porque vejo muitas pessoas achando que ele ficou cru ou que a massa está pesada. Você precisa entender que um brownie não leva fermento em sua composição, então ele não vai crescer e ficar fofinho como um bolo tradicional, muito pelo contrário, se o seu brownie ficar com cara de "cru", com a massa bem densa e com uma crosta fina por cima, significa que você tem um brownie perfeito!

A receita que mais gosto, e que sempre uso, é essa que já postei aqui no Leia Antes de Cozinhar. Se você juntar a ela as dicas a seguir... não tem erro!!!

Escolha os ingredientes
O ingrediente mais importante a se considerar ao fazer brownies é o chocolate. Quanto maior a qualidade do chocolate e cacau em pó utilizado na receita, melhor será o sabor e a textura do brownie. Um outro ingrediente importante é a manteiga, jamais a substitua por margarina ou qualquer outra coisa do tipo.

Preparando a massa
Ao fazer brownies que pedem chocolate derretido, junte o chocolate e a manteiga antes de misturá-los a massa, para ter uma massa mais leve, sem grânulos ou caroços. Derreta o chocolate e a manteiga juntos, em banho maria ou no microondas, misture bem até obter um creme liso e brilhante. Se for usar cacau em pó, peneire antes de o adicionar a receita, isso evita caroços de cacau em pó no brownie assado. Não bata demais a massa ou os brownies ficarão duros.

A escolha da forma
O tamanho da forma é essencial para assá-los de maneira correta, pois afeta o sabor e aparência. Se optar por usar uma forma muito grande, os brownies ficarão finos e com aparência de cookies. Se a escolha for por uma forma muito pequena, você pode acabar com brownies muito densos que ficam crus no meio. Recomenda-se usar uma forma de alumínio de 18 cm X 25 cm para uma receita média de brownie. Evite usar tabuleiros escuros (com teflon), pois eles podem fazer o brownie corar mais rápido. Opte por formas de alumínio simples para melhores resultados.

O processo de cozimento
Coloque a forma no centro do forno para um cozimento mais uniforme. Evite que o brownie core demais forrando o fundo e as laterais da forma com papel manteiga untado antes de assar. Isso evitará que o fundo asse antes que o topo esteja pronto. Confira o cozimento dos brownies no tempo mínimo solicitado na receita. Para um brownie mais parecido com bolo, insira um palito de dentes no centro e ele deverá sair limpo. Para brownies mais cremosos, algumas migalhas úmidas devem grudar no palito. Retire os brownies do forno alguns minutos antes de prontos, porque eles continuarão a assar um pouco mais ainda na forma quente.

Fonte: Ehow Brasil
Read More

domingo, 29 de junho de 2014

Vilão ou Mocinho???

Chocolate... chocolate... chocolate!!!
Existe alguma outra palavra mais reconfortante do que essa?!?
Chocolate!!!

Ele é sem dúvida o doce mais apreciado do mundo e dificilmente você vai encontrar alguém que não goste. Até pouco tempo atrás era visto como vilão de uma dieta equilibrada devido ao seu alto índice calórico e da quantidade de gordura concentrada. 
Mas hoje a história é outra, um estudo feito pela Universidade da Califórnia, San Diego, nos Estados Unidos, e publicado no periódico Archives of Internal Medicine, conclui que ingerir regularmente quantidades moderadas de chocolate não só não engorda, como ajuda a emagrecer. Os pesquisadores ainda confirmam o que outros trabalhos já haviam sugerido, que os antioxidantes presentes no alimento contribuem com outros benefícios a saúde, como a melhora da pressão arterial e do colesterol ruim (LDL).
O consumo indicado é de 20 a 40 gramas por dia e preferencialmente os que tenha no mínimo 60% de cacau em sua composição. Quanto mais amargo, ou seja, maior porcentagem de cacau, mais benefícios à saúde. Esses chocolates são os mais indicados por possuírem uma maior concentração de flavonóides e antioxidantes.
Flavonóides: auxiliam na redução da formação de placas de gordura nas veias e artérias. Tem propriedades anticancerígenas e é eficaz na prevenção de úlceras.
Antioxidantes: combatem os radicais livres, reduz o colesterol ruim e o triglicérides.
Além dessas substâncias, o chocolate contém alcaloides (cafeina e teobromina), substâncias que auxiliam na melhora da concentração, estimula o sistema nervoso e nos garante mais energia.
Agora que você já sabe que o chocolate está mais para mocinho do que para vilão, que tal se jogar em uma receita de brownie que  é puro deleite???



Brownie de Chocolate


Ingredientes:

150g de farinha de trigo
200g de açúcar refinado
150g de manteiga sem sal
200g de chocolate meio amargo picado
2 colheres de chocolate em pó (não serve achocolatado)
1 colher (café) de essência de baunilha
1 colher (café) de bicarbonato de sódio
3 ovos


Preaqueça o forno em 180º.
Derreta em banho-maria ou no microondas a manteiga e o chocolate juntos, acrescente a baunilha, misture até ficar um creme liso e reserve.
Em outro recipiente, bata bem os ovos com o açúcar (usei o batedor de arame mesmo). Junte o creme de chocolate (a mistura de chocolate com manteiga e baunilha). Na sequência, junte a farinha, o chocolate em pó e o bicarbonato.
Leve para assar em assadeira untada com manteiga, coberta com papel manteiga e mais manteiga por cima dele, por 25 minutos (esse tempo pode variar conforme o seu forno).




Read More

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Bolo Bom-bocado!


Tem dias que acordo com vontade de comer algo diferente, algo que não consigo definir o que é. Se me perguntarem se é doce ou salgado, não saberia responder. É só uma vontade insana de provar algo. Algo que ainda não conheço, que ainda não descobri. Nesses dias, começo a revirar a internet e os livros em busca de uma receita que me chame a atenção, que salte aos meus olhos, que me convide!
Foi em um dia como esses que resolvi testar essa receita de bolo bom-bocado. É claro que já comi bom-bocado antes! Mas confesso que não foi algo que me surpreendeu quando provei, um tanto seco demais e insípido, sem graça mesmo!  Mas quando vi essa receita, resolvi dar uma segunda chance ao coitado do doce tão famoso... e eu não me arrependi!

Bom-bocado é um tipo de bolo doce tipicamente brasileiro, com forte influência portuguesa da época colonial. Uma combinação de sabores e texturas únicos, molhadinho, cremoso, perfumado... estupendo!

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1/2 lada de leite (use a lata de leite condensado como medida)
1/2 lata de creme de leite
100 ml de leite de coco
4 ovos inteiros
50 gramas de coco ralado
2 colheres (sopa) de margarina em temperatura ambiente
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de fubá mimoso
50 gramas de queijo parmesão ralado
1 colher (sopa) de fermento em pó

Preparo:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador, sem os líquidos antes dos secos e bata muito bem. Unte uma assadeira com margarina e açúcar refinado, coloque a massa e leve para assar em forno médio até dourar. Espere esfriar, desenforme e delicie-se!

Obs.: Essa massa fica bem líquida.
Read More

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Diga "33"!!!


33 anos... a idade de Cristo, ou seja, uma vida inteira!
E se ao chegar aos 33 anos eu não mudei o mundo, não multipliquei pães e peixes nem transformei água em vinho... sou orgulhosa  por ter mudado a mim mesma e isso já é motivo para comemoração! Me tornei uma pessoa melhor, vivo melhor, amo melhor, realizo melhor... se esses não são os objetivos de uma vida , ela não teria a menor graça, seria tão emocionante como comer chuchu.
Aos 33 você começa a se preocupar com o que realmente importa e saúde é uma delas. Você se preocupa com pressão alta, colesterol, diabetes, gorduras trans, sal... come menos e gasta mais no supermercado. Mas você segue feliz, porque aos 33 você já tem a plena convicção de que o que importa nessa vida é cuidar para manter ao lado as pessoas que você ama. Sacrifícios se tornam pequenos diante do objetivo de continuar a viver o sonho de estar ao lado da pessoa mais importante da sua vida. Aliás, aos 33 anos você não se sacrifica mais. Você se dedica, se empenha, realiza! Toda a dor desse mundo é curada com o abraço de alguém que te ama muito. Não se esqueça disso, jamais!
Aos 33, você vê o mundo com maior clareza. Você toma decisões mais arriscadas com  a certeza de que correr o risco vale a pena, desde que acredite em você. 
Aos 33, você não suporta a banda Psirico, acha o Justin Bieber um alienado e vê na Valesca Popozuda e no Naldo a prova de que você serviu vodka babalaika no santo graal. Aos 33, você finge esquecer que um dia já foi fã dos Menudos e dançava ao som de New Kids On The Block. Mas o fato é que, aos 33, seus ouvidos e olhos já estão mais seletivos. Você está pronto para ver Cirque de Soleil sem dormir, começa a sonhar com uma visita à exposição de Salvador Dali e a música passa a ser sua principal companhia. A trilha sonora da minha vida se torna cada vez mais importante a cada momento da minha jornada. Sem música, minha vida não faria o menor sentido.
Aos 33... ah, aos 33, você está pronto para valorizar um passeio no Jardim Botânico em um sábado à tarde, a compreender o anseio do outro pelo olhar (e a detectar a falsidade de alguns também pelo olhar), a dar um abraço porque alguém precisa, a não se calar quando a vontade é de gritar. Aos 33, você é mulher para dizer a um homem que ele é a pessoa mais linda que você já conheceu.
Aos 33, você aprende a suportar a saudade, tenta conviver com ela, na esperança de que os abraços sejam mais sinceros, mais apertados e mais valorizados por aqueles que fazem falta e por que não por você, no momento do reencontro. 
Aos 33, você olha para o seu passado, e vê que, mesmo com muitos erros e pedras no caminho, você pode dizer que valeu a pena e que mesmo se pudesse... não mudaria nada dele. Porque foram o conjunto dessas coisas que te trouxeram até aqui.
Aos 33, você olha para seus filhos e sorri. Sorri, porque é feliz por eles existirem. Sorri porque eles te fazem feliz!!!
Um novo ciclo começa hoje. Um ciclo que será completamente diferente dos outros 32 ciclos que já vivi. Hoje e sempre, eu vou ver esses ciclos como uma história, onde os atos e as realizações  vão acontecer diante dos meus olhos, refletindo minhas ações, combinadas com o destino. Aos 33, mesmo sabendo que você não se entrega jamais, você olha para o cenário na sua frente, respira fundo... e dá o passo.
Aos 33, você termina esse post com os olhos cheios de lágrimas, porque sabe que o melhor presente que você pode dar a si mesmo é a felicidade de poder escrever algo com o coração aberto, mente sã e com muita fé no futuro.
Então eu digo para mim mesma hoje... Feliz 33!

Read More

terça-feira, 24 de junho de 2014

O prazer de cozinhar...

Cozinhar é o mais privado e arriscado ato. No alimento se coloca ternura ou ódio. Na panela se verte tempero e veneno. Cozinhar não é serviço. Cozinhar é um modo de amar os outros. (Mia Couto - O Fio das Missangas)
Cozinhar para si e para aqueles que amamos é um convite ao paladar, à boa conversa e ao riso. Nossa memória afetiva, a todo momento, traz a tona os aromas e os sabores de nossa infância, o sabor doce da broa de fubá feita pela avó, o cheiro enebriante da canela na canjica servida nos dias frios ou o prazer da família toda reunida em torno do fogão a lenha enquanto os pinhões assavam.
Talvez por ter tantas doces lembranças, depois de muitas idas e vindas da vida, hoje me dedico à arte da confeitaria. Envolvida nesse doce universo, cercada de panelas, fôrmas e confeitos é que crio meus bolos e doces, e quiçá, as melhores memórias afetivas de meus filhos. Nossa rotina funde-se com o constante aroma de baunilha e brigadeiro espalhados pela casa, sem contar as pilhas de livro "decorando" cada cômodo.
Ler é uma outra paixão que cultivo desde a infância, a maioria de minhas lembranças estão sempre entrelaçadas a algum livro, algum sabor ou aroma.
Se você assim como eu, é apaixonada(o) por culinária, ama livros ou simplesmente não entende nada de cozinha, mas quer se aventurar nesse universo de delícias, então esse blog é tão seu quanto meu... sinta-se em casa!

Cozinhar é um ato sagrado, que une a família e é preciso agradecer por esse tempo, por esse compartilhar.


Read More

© 2011 Leia antes de cozinhar, AllRightsReserved | Designed by ScreenWritersArena

Distributed by: Leia Antes de Cozinhar