terça-feira, 3 de julho de 2018

Manteiga, Margarina, Óleo ou Gordura Vegetal?

Qual a diferença entre massas de bolo que levam manteiga, margarina, óleo ou gordura vegetal?

Hoje vamos falar um pouquinho sobre as diferenças entre essas massas e qual a finalidade de casa uma.

ManteigaMassa leve, compacta, textura fina e delicada, migalhas bem pequenas, buraquinhos bem miúdos.
As massas preparadas com manteiga são firmes e, em geral, você irá precisar de uma espátula para espalhar na fôrma. Bolos preparados com manteiga são mais firmes e estruturados. São perfeitos para cobrir com pasta americana, mas não são indicados para serem servidos gelados. A manteiga, em baixas temperaturas, se torna dura e quebradiça, o mesmo acontece com a massa do bolo que a leva em sua composição.
 
Óleo: Massa úmida, leve, ligeiramente esfarelada, migalhas grandes e sabor bem agradável. 
As massas preparadas com óleo são mais líquidas. Bolos preparados com óleo são mais leves e úmidos. Excelentes para bolos que necessitam de geladeira, como os que são recheados com mousse, frutas ou bolo gelados. O óleo, mesmo em baixas temperaturas, não endurece, o que faz com que a massa continue macia e úmida mesmo sob refrigeração.

Margarina: Massa úmida mas não muito leve, esfarelada, buracos de ar e aspecto mais gorduroso.
Produz um bolo não muito leve, esfarelento e com buracos de ar. Os bolos com margarina apresentam um sabor mais rançoso e uma textura oleosa que não é tão agradável.

Gordura Vegetal: Massa alta, leve, seca e esmigalhada. 
A gordura vegetal não deixa sabor residual e atua como um conservante, fazendo com que a preparação tenha um prazo de validade maior. Os bolos com gordura vegetal possuem menor necessidade de refrigeração e são comuns em vitrines de supermercados. Vale lembrar que a gordura vegetal nada mais é do que "Gordura Trans", aquela que é considerada por médicos e especialistas como nociva à saúde, pois o seu consumo está ligado ao aumento de doenças cardíacas.
 

0 comentários:

Postar um comentário

© 2011 Leia antes de cozinhar, AllRightsReserved | Designed by ScreenWritersArena

Distributed by: Leia Antes de Cozinhar