segunda-feira, 9 de julho de 2018

O Bolo mais Gostoso que Você já Comeu!

 
Sábado em casa é sempre o dia que aproveitamos para preparar bolos e pães. Temos mais tempo para nos dedicarmos a cozinha e é muito bom saber que teremos coisas gostosas para comer no café da manhã de domingo. Então passo a semana toda pesquisando e planejando o que iremos fazer.

Passei a última semana toda procurando uma receita de bolo que me encantasse, mas nada me cresceu aos olhos. Queria alguma coisa rica em sabor, mas que não fosse complicada de preparar. Esse final de semana estávamos meio "borocochos" por causa do resfriado que tomou conta da casa, então algo simples e saboroso era tudo o que queríamos.

Como não encontrei nada, resolvi improvisar. Sabia que queria algo com banana e maçã e que tivesse uma pegada mais saudável. Dei uma olhada nos ingredientes que tinha disponível e usei a base de uma receita que gosto muito... daquelas que não tem erro sabe?! 

E o resultado... minha gente, ficou um espetáculo!!! Um cheiro de bolo bom pela casa toda, massa fofinha e úmida, daquele jeito que a gente ama sabe?!

Ingredientes:
- 3/4 xícara (chá) de óleo (usei óleo de coco)
- 01 xícara (chá) de leite integral 
- 01 colher (sopa) de vinagre (usei vinagre orgânico de maçã)
- 1/2 xícara (chá) de açúcar (usei o demerara)
- 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
- 01 xícara (chá) de farinha de trigo
- 02 colheres (sopa) de chocolate ou cacau em pó
- 01 xícara (chá) de farinha de coco
- 01 colher (sopa) de sopa de fermento em pó 
- 03 ovos 
- 02 bananas bem maduras
- 02 maçãs raladas na hora
- 1/2 xícaras (chá) de gotas de chocolate (opcional)

Preparo:
Preaqueça o forno a 180º C.
Unte e enfarinhe duas formas de bolo inglês. 
Aqueça o leite até ficar levemente morno e misture o vinagre. Mexa com uma colher e reserve. O leite vai talhar e é exatamente isso que a gente quer que aconteça.
No liquidificador, bata os ovos, o óleo, os açúcares, a banana e o leite misturado com o vinagre. Bata somente o necessário para liquidificar todos os ingredinetes.
Transfira essa mistura para uma tigela, junte as duas maçãs raladas (rale somente na hora de usar para que ela não oxide), o chocolate em pó e a farinha de coco. Misture com um fouet, sem bater muito. Peneire sobre essa massa a farinha de trigo e o fermento em pó e apenas misture delicadamente até incorporar. 
A parte, misture as gotas de chocolate com meia colher (sopa) de farinha de trigo, isso irá  evitar que elas se acumulem no fundo da forma. Junte as gotas de chocolate à massa e misture delicadamente novamente. Evite bater a massa depois da adição da farinha de trigo.
Despeje a massa nas formas untadas e leve para assar por aproximadamente 30 minutos.
Sirva, quente, frio, gelado... com café, sem café, com chá ou do jeito que quiser! Esse bolo fica bom de qualquer maneira!!!


Obs.: Você pode usar qualquer tipo de óleo no preparo dessa receita, o mesmo serve para o vinagre. Optei por óleo de coco e vinagre de maçã para enriquecer a receita em sabor e em valores nutricionais.
As gotas de chocolate são opcionais, não usá-las não compromete a receita. Mas elas conferem um sabor a mais a esse bolo que já é tão rico em sabor e textura. 



0 comentários:

Postar um comentário

© 2011 Leia antes de cozinhar, AllRightsReserved | Designed by ScreenWritersArena

Distributed by: Leia Antes de Cozinhar