domingo, 29 de junho de 2014

Vilão ou Mocinho???

Chocolate... chocolate... chocolate!!!
Existe alguma outra palavra mais reconfortante do que essa?!?
Chocolate!!!

Ele é sem dúvida o doce mais apreciado do mundo e dificilmente você vai encontrar alguém que não goste. Até pouco tempo atrás era visto como vilão de uma dieta equilibrada devido ao seu alto índice calórico e da quantidade de gordura concentrada. 
Mas hoje a história é outra, um estudo feito pela Universidade da Califórnia, San Diego, nos Estados Unidos, e publicado no periódico Archives of Internal Medicine, conclui que ingerir regularmente quantidades moderadas de chocolate não só não engorda, como ajuda a emagrecer. Os pesquisadores ainda confirmam o que outros trabalhos já haviam sugerido, que os antioxidantes presentes no alimento contribuem com outros benefícios a saúde, como a melhora da pressão arterial e do colesterol ruim (LDL).
O consumo indicado é de 20 a 40 gramas por dia e preferencialmente os que tenha no mínimo 60% de cacau em sua composição. Quanto mais amargo, ou seja, maior porcentagem de cacau, mais benefícios à saúde. Esses chocolates são os mais indicados por possuírem uma maior concentração de flavonóides e antioxidantes.
Flavonóides: auxiliam na redução da formação de placas de gordura nas veias e artérias. Tem propriedades anticancerígenas e é eficaz na prevenção de úlceras.
Antioxidantes: combatem os radicais livres, reduz o colesterol ruim e o triglicérides.
Além dessas substâncias, o chocolate contém alcaloides (cafeina e teobromina), substâncias que auxiliam na melhora da concentração, estimula o sistema nervoso e nos garante mais energia.
Agora que você já sabe que o chocolate está mais para mocinho do que para vilão, que tal se jogar em uma receita de brownie que  é puro deleite???



Brownie de Chocolate


Ingredientes:

150g de farinha de trigo
200g de açúcar refinado
150g de manteiga sem sal
200g de chocolate meio amargo picado
2 colheres de chocolate em pó (não serve achocolatado)
1 colher (café) de essência de baunilha
1 colher (café) de bicarbonato de sódio
3 ovos


Preaqueça o forno em 180º.
Derreta em banho-maria ou no microondas a manteiga e o chocolate juntos, acrescente a baunilha, misture até ficar um creme liso e reserve.
Em outro recipiente, bata bem os ovos com o açúcar (usei o batedor de arame mesmo). Junte o creme de chocolate (a mistura de chocolate com manteiga e baunilha). Na sequência, junte a farinha, o chocolate em pó e o bicarbonato.
Leve para assar em assadeira untada com manteiga, coberta com papel manteiga e mais manteiga por cima dele, por 25 minutos (esse tempo pode variar conforme o seu forno).




0 comentários:

Postar um comentário

© 2011 Leia antes de cozinhar, AllRightsReserved | Designed by ScreenWritersArena

Distributed by: Leia Antes de Cozinhar