segunda-feira, 21 de maio de 2018

Geleia de Mocotó

A última vez que comi esse doce foi a mais ou menos 12 anos atrás. 
Estava grávida e precisei insistir para que minha mãe fizesse. Acho que esse foi o único "desejo" que tive, ou talvez a gravidez foi a melhor desculpa que consegui para convencer minha mãe a fazer.

Essa não é uma receita fácil, muito pelo contrario, ela é bem trabalhosa. Me lembro que quando minha mãe resolvia fazer, a panela de pressão ficava no fogo a lenha por horas, a família toda se juntava em volta do tacho para bater a geleia e tudo virava uma grande festa. Se tivesse que eleger um sabor para representar a minha infância... seria esse.

É claro que na cozinha de um apartamento pequeno, a receite precisou ser alterada - menos leite, menos açúcar. Mas ela segue a essência da receita original e ficou exatamente como eu me lembrava.

Vale a pena todo o trabalho... isso eu posso garantir!


Ingredientes

- 02 pés de boi (mocotó) limpos e cortados - Mais ou menos 02 kg
- 02 kg de açúcar cristal

- 01 lata de leite condensado
- 02 litros de leite integral

- 02 colheres (chá) de baunilha

Modo de preparo

Em uma panela de pressão, coloque o pé de boi, cubra até dois dedos acima com água e cozinhe até soltar todo o mocotó, isso leva mais ou menos uma hora e meia de pressão. O ideal é que a panela seja grande, para que não vaze quando pegar pressão.

Jogue fora os ossos, leve o mocotó com a água do cozimento ao liquidificador com um pouco de leite e bata bem. Eu dividi em 03 partes para não pesar no liquidificador. 

Coe em uma peneira fina e despeje em uma panela grande. Junte o restante do leite, o açúcar e o leite condensado. Deixe ferver por cerca de uma hora, mexendo sempre para não queimar o fundo, até ficar no ponto de bala (não sabe o que é ponto de bala? Clique aqui). 

Retire a panela do fogo, junte a baunilha e bata a massa na batedeira até engrossar e ficar mais clara, mais ou menos uns 05 minutos. Eu bati em duas partes para não pesar a batedeira. Despeje em duas assadeiras untadas (30 cm de diâmetro) com óleo e espere endurecer para cortar.



0 comentários:

Postar um comentário

© 2011 Leia antes de cozinhar, AllRightsReserved | Designed by ScreenWritersArena

Distributed by: Leia Antes de Cozinhar