segunda-feira, 28 de maio de 2018

Bolo Pudim!

Em casa é assim... nem sempre concordamos em tudo. 
Quando um quer ver um filme, o outro quer jogar vídeo game... quando um quer doce, o outro quer salgado. 
Mas para pelo menos uma dessas divergências encontramos a solução! 
Com essa receita conseguimos agradar aqueles que querem comer um bolo de chocolate bem molhadinho e os que querem um pudim todo caramelado. Esse é daqueles doces que de tão bom que fica, cura dor de cotovelo, desamor e até depressão! 


Bolo Pudim Juntinho e Misturado - Nesse caso, juntinho mas separado! rs 

As massas de pudim e bolo se separam em camadas perfeitas! 

Ingredientes para o Pudim
- 03 ovos
- 01 lata de leite condensado 
- A mesma medida da lata de leite 
- 01 colher (sopa) de maisena 
- 01 colher (chá) de essência de baunilha (opcional)

Ingredientes para o Bolo
- 03 ovos
- 03 xícaras (chá) de farinha de trigo ou 240gr.
- 02 xícaras (chá) de açúcar ou 360gr. 
- 04 colheres (sopa) de manteiga sem sal ou 60gr. (derretida por 1 min. no micro ondas ou em temperatura ambiente)
- 01 xícara (chá) de buttermilk** ou 240ml 
- 01 pitada de sal 
- 01 colher (sopa) de fermento em pó
- 03 colheres de sopa de chocolate em pó (aquele dos dois padres) 

** Para preparar o buttermilk aqueça o leite até ficar morno e junte 01 colher (sopa) de vinagre (eu costumo usar vinagre de maçã). Misture bem e deixe descansar por 05 minutos. 


Preparo do Pudim
Cobertura: Calda de Caramelo - Caramelize uma forma grande com furo no centro, ou distribua em 2 formas de tamanho tradicional de pudim, lembre-se que o volume é dobrado, são duas receitas juntas em uma, e o bolo cresce.  Para caramelizar sua forma sem erro, clique aqui

Em uma panela (ou na própria forma) misture 2 xícaras (chá) de açúcar e 01 xícara (chá) de água, e leve ao fogo baixo até caramelizar, mais ou menos 10 minutos. Retire do fogo um pouco antes de atingir a cor desejada, uma vez que ela continua caramelizando por algum tempo depois.
Espalhe o caramelo ainda quente por toda a forma, inclusive nas laterais. Reserve.

Pudim: No liquidificador, junte o leite condensado, o leite, os ovos, a baunilha e a maisena (dissolva a maisena antes em um pouco de leite para que ela não forme grumos). Bata bem para homogeneizar e reserve.

Obs: Quando batemos muito o pudim,  seja no liquidificador ou na mão, aeramos a massa e enchemos ela de ar. Quanto mais a gente bate, mais bolinhas se formam e  mais espuma, consequentemente teremos um pudim com mais furinhos. A massa aerada quando submetida  a  uma alta temperatura, faz com que a proteína da clara do ovo se coagule mais rápido, selando a superfície e prendendo o ar nas bolinhas.
Se você não gosta de pudim com furinho, asse seus pudins sempre em forno médio, bata delicadamente, apenas o suficiente para misturar os ingredientes e coe a espuma, antes de leva-lo a assadeira.
Para o banho-maria use sempre água em temperatura ambiente, nunca  quente e mantenha o forno sempre abaixo de 180 graus.

Preparo do Bolo
Na batedeira, junte a manteiga derretida ou em temperatura ambiente e o açúcar e bata até obter um creme fofo. Junte o chocolate em pó e bata novamente. Adicione os ovos, um a um, sem parar de bater. Diminua a velocidade da batedeira e adicione o buttermilk aos pouco. Bata somente para misturar.
Desligue a batedeira e peneire sobre essa mistura, a farinha de trigo junto com o fermento. Misture delicadamente com um fouet (ou com o batedor da batedeira) somente até incorporar toda a farinha.

Montagem
Despeje a massa do bolo na assadeira já caramelizada.
Despeje o pudim sobre a massa do bolo.
Asse em banho-maria em assadeira funda, até que ambos estejam cozidos.
O ideal é colocar água até dois terços da altura da fôrma do pudim.

Para saber o ponto,  use o palito de madeira:  Ao inserir o palito no centro se sair seco está pronto, se ainda estiver úmido, deixe um pouco mais.


 


0 comentários:

Postar um comentário

© 2011 Leia antes de cozinhar, AllRightsReserved | Designed by ScreenWritersArena

Distributed by: Leia Antes de Cozinhar