quinta-feira, 3 de julho de 2014

Tacos Mexicanos!



Amante da culinária mexicana, meu prato favorito são os Tacos... Arriba! O taco é um prato que se prepara tomando como base a tortilha, que é recheada e se come com as mãos. Muito versátil, o taco pode ser recheado com qualquer tipo de carne, verduras, queijos, molhos e muito condimento picante!

Tortilhas:
1 e 1/2 xícara (chá) chá de água
10 colheres (sopa) de farinha de milho fina
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de azeite (pode ser substituído por óleo ou margarina)
1 colher (chá) de sal

Recheio:
350 gramas de carne moída
1 tomate picado em cubos sem sementes
1 colher (sopa) de extrato de tomate
1 cebola pequena picada
1 pimentão verde pequeno picado
1/2 xícara (chá) de bacon picado
Salsinha e cebolinha a gosto
Páprica picante a gosto
Pimenta do reino a gosto
Pimenta jalapenho a gosto

Preparo das tortilhas:
Em uma panela adicione a água, o sal e o azeite e deixe levantar fervura, assim que começar a ferver, adicione a farinha de milho e a farinha de trigo, misture bem e continue mexendo até a massa desgrudar do fundo da panela. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco.

Com a massa levemente fria, polvilhe uma superfície com farinha de milho e comece a sovar a massa, adicione mais farinha aos poucos até que a massa fique lisa e desgrudando das mãos. Reserve.

Em uma forma, faça rolos de papel alumínio, o ideal é que você use 2 a 3 folhas de papel alumínio, enrole elas no sentido do comprimento, formando um canudo. Esses rolos servirão como base para que os tacos fiquem com aquele formato característico de U.

Abra pedaços da massa com um rolo (de forma que fique fina, mas firme) em uma superfície enfarinhada com farinha de milho. Corte círculos com o auxílio de um cortador ou uma tigela pequena e reserve.
Assim que toda a massa já estiver cortada, aqueça uma frigideira com um fio de azeite e frite aos poucos os discos de massa até ficarem levemente dourados. Não frite todos de uma vez poque eles precisam estar quentes para que você consiga dar o formato a eles. Com eles ainda quente, acomode cada um em cima dos rolos de papel alumínio e pressione levemente para fazer o formato. Leve ao forno pré-aquecido a 220ºC por cerca de 30 minutos ou até ficarem crocantes.

Preparo do Recheio:
Em uma panela, frite o bacon até que ele comece a soltar gordura. Junte a carne moída e frite rapidamente. Adicione os temperos (cebola, pimenta do reino, pimenta jalapenho, páprica picante e o sal) e deixe fritar até ficar bem sequinha.

Junte os outros ingredientes (extrato de tomate, milho, pimentão e o tomate) misture e adicione cerca de 2 colheres (sopa) de água e deixe cozinhar até o tomate ficar murcho e a água secar bem.

Espere o recheio esfriar um pouco, monte seus tacos e aproveite!

Observações:
Como conservar o taco: Se você quiser fazer bastante tortilhas, pode deixar na geladeira cada uma delas com um rolinho de papel alumínio e em um saquinho fechado por até 10 dias. Para aquecer, leve ao forno até ficarem firmes novamente.

Farinha de milho: Caso não encontre a farinha de milho fina, você pode usar a farinha de milho flocada (tipo biju), é só bater no liquidificador.

Fubá: Essa receita não foi testada com fubá, então não sei qual será o resultado.

Problemas com a massa: Se a sua massa estiver quebradiça e você não consegue modelar os tacos, pode ser que ela precise de um pouco mais de água, ou deixou a massa esfriar demais depois de passa-la pela frigideira e assim não é possível modelar.

Dica: Se desejar adicione um pouco mais de farinha de trigo e e reduza a farinha de milho. Isso torna a massa mais maleável e facilita o trabalho.

1 comentários:

  1. Oi! Comprei a massa do taco pronta numa fabrica de sp... www.villabuena.com.br, mais fácil ;)

    ResponderExcluir

© 2011 Leia antes de cozinhar, AllRightsReserved | Designed by ScreenWritersArena

Distributed by: Leia Antes de Cozinhar