quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Muffin de Negresco/Oreo

Sabe aquele bolinho que vai bem com tudo? Fica fofinho, molhadinho e que não é exageradamente doce? Perfeito pro café da manhã, pra botar na lancheira das crianças ou pra comer quando bate aquela vontade de gordice?
Anota aí a receita e cola na porta da geladeira porque essa é uma daquelas receitas que vai se tornar uma das suas preferidas!


Ingredientes para a massa:
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo com fermento (240 gr.)
- 2 colheres (sopa) de chocolate em pó
- 2 potes de iogurte grego
- 1 xícara (chá) rasa de açúcar (150 gr.)
- ¼ de xícara (chá) de óleo de milho ou girassol
- 3 ovos
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 1 colher (café) de bicarbonato de sódio
- 1 pitada de sal
- 4 colheres (sopa) de leite
- 1 pacote de biscoito negresco ou oreo
- 1 colher (sopa) essência de baunilha
Ingredientes para a farofa doce:
- 1 colher (sopa) bem cheia de manteiga gelada
- ¼ de xícara (chá) de farinha de trigo
- ¼ de xícara (chá) de açúcar (de preferencia o cristal)
- 3 biscoitos (sem recheio) negresco/oreo
Preparo da massa:
Pré-aqueça o forno a 180C.
Abra todos os biscoitos e retire o recheio. Reserve 3 desses biscoitos = 6 partes, para utilizar na farofa doce. Pique o restante em pequenos pedaços e reserve.
Em uma tigela misture todos os ingredientes secos menos o biscoito picado. Em outra tigela passe os ovos por uma peneira fina, isso faz com que a película do ovo fique na peneira evitando assim o cheiro forte de ovo na massa. Bata levemente com um fouet (batedor de arame). Junte o iogurte, o leite, a baunilha, o óleo e o recheio retirado dos biscoitos. Bata bem até que fique tudo bem misturado. Esse processo pode ser feito a mão, sem a necessidade de batedeira.
Junte essa mistura de líquidos à tigela onde foi misturado os ingredientes secos. Acrescente os biscoitos picados e misture bem, mas sem bater.

Preparo da farofa doce:
Quebre grosseiramente os biscoitos e bata no liquidificador até obter uma farinha fina.
Misture todos os ingredientes em uma tigela com as pontas dos dedos até obter uma farofa fina.

Montagem:
Coloque a massa em forminhas de papel ou silicone, enchendo até ¾. Cubra com um pouco da farofa doce. Deixe dois dedos da forminha sobrando para que a massa possa crescer sem derramar. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180 C. por mais ou menos 20 minutos ou até enfiar um palito e sair limpo.


Dicas:
- Se optar por usar forminhas de papel, o ideal é que você as coloque dentro de formas de cupcake ou empada (grande) para dar maior sustentação.
- Você pode usar farinha de trigo comum, sem fermento, nesse caso, altere a quantidade de fermento em pó para uma colher de sopa.
- Você pode trocar o biscoito por gotas de chocolate, frutas picadas, frutas secas, aveia, granola ou o que a sua imaginação mandar.
- Para o preparo de qualquer bolo ou cupcake utilize sempre os ingredientes em temperatura ambiente, salvo os casos onde a receita pede o contrário.

0 comentários:

Postar um comentário

© 2011 Leia antes de cozinhar, AllRightsReserved | Designed by ScreenWritersArena

Distributed by: Leia Antes de Cozinhar