quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Principais tipos de açúcar e seu uso




O açúcar é um ingrediente importante em muitas receitas. Saber usar o tipo certo pode fazer toda a diferença na textura e sabor do doce.

O açúcar refinado: É o mais encontrado nas prateleiras dos supermercados. Ele passa por diversos processos para adquirir a cor e a textura conhecida, por isso, ele perde muitas vitaminas e sais minerais. Ele é usado para adoçar bebidas, em receitas de massas de bolos e sobremesas simples de preparar.

Açúcar cristal: O açúcar cristal possui um grão maior que os outros, sendo mais difícil de dissolver. Devido à alta concentração de umidade, é indicado para preparar caldas doces e geleias. Ele adoça mais que o refinado e, portanto, deve ser usado em menor quantidade. As características do açúcar cristal se deve a técnica de refinamento leve, que tira cerca de 90% dos sais minerais.

Açúcar mascavo: O açúcar mascavo tem cor caramelo, mais úmida e o sabor lembra a rapadura. Estas características são conseguidas depois de extrair do cozimento e cristalização do caldo de cana-de-açúcar. Sua qualidade nutricional é bem melhor. Sem passar pelo processo de refinamento, ele conserva nutrientes como ferro e cálcio. Use o açúcar mascavo em receitas de bolos, pães e tortas.

Açúcar demerara: O processo de produção deste açúcar é bem parecido com o açúcar mascavo. Porém, o açúcar demerada passa por um processo de refinamento leve, durante o qual não recebe nenhum aditivo químico. Usado no preparo de doces mais sofisticados, este é um dos açúcares mais caros do mercado. 

Açúcar impalpável: O açúcar impalpável tem 3% de amido de milho em sua composição, é mais fino e não gruda. O amido vem incorporado na composição e propicia uma mistura homogênea sendo próprio para coberturas.

Açúcar de confeiteiro: Também é conhecido como glaçucar. Os cristais são tão delicados e finos que até parecem farinha. O segredo deste ingrediente é o processo de refinamento sofisticado pelo qual ele passa. Depois, é encaminhado para uma peneiragem, durante a qual os cristais são separados de acordo com a granulometria. Antes de ir para o pacotinho, o açúcar recebe uma pequena quantidade de amido de arroz, milho ou fosfato que evita que os grãos fiquem grudados. O açúcar de confeiteiro é muito usado para decorar biscoitos e tortas. 

Açúcar light: Este açúcar surge da combinação do açúcar refinado com adoçantes artificiais, como o aspartame, que, por suas características, adoça quatro vezes mais que açúcar comum. Por isso, quem consome um cafezinho adoçado com açúcar light consome menos calorias. Porém, outras receitas devem ser adaptadas antes de usá-lo.

Açúcar vanille: Este tipo de açúcar tem um leve sabor de baunilha. É o tipo de açúcar perfeito para preparar biscoitinhos caseiros e bolos simples. Porém, pode ser difícil encontrar este ingrediente em algumas regiões do país.


0 comentários:

Postar um comentário

© 2011 Leia antes de cozinhar, AllRightsReserved | Designed by ScreenWritersArena

Distributed by: Leia Antes de Cozinhar